Programa Terapia da Fala

16 Abril 2011  

16h30 – 18h30       Áreas Emergentes em Terapia da Fala



Horário
 Programa
 Oradores
 16h30
 Abertura das prelecções no âmbito da Terapia da Fala
 Prof. Isabel Monteiro (ESSUA)
 16h35 – 17h05
 Impacto do isolamento em ambiente hospitalarno Desenvolvimento da Criança
TF Carla Gouveia (Hospital São Teotónio Viseu)
 17h05 - 17h15    
 Questões/Discussão

 17h15 – 17h50
 Intervenção segundo o modelo social: diferentes abordagens
TF Brito
(HUC)
TF Rosa Henriques
(Hospital S. Sebastião)
 17h50 - 18h00
 Questões/Discussão

 18h00 – 18h30
Estudos para Inovação na Prática Clínica
TF Susana Freitas (Hospital St António)

 18h30 - 18h40
 Questões/Discussão

 18h40 - 19h00
Encerramento das prelecções com  comunicação da APTF



Comunicado
Devido a incompatibilidades de horário dos oradores intervenientes nos workshops de Estomaterapia e Reabilitação dos Laringectomizados: Dispositivos e Manipulação, estes irão ser apresentados em conjunto. Deste modo, ao inscrever-se num deles estará automaticamente inscrito em ambos. A quem, porventura, já tenha feito a sua inscrição em ambos os workshops devolveremos o valor de um deles.
A Comissão Organizadora

Horário dos Workshops:
  • 9:20 - PNF Facial
  • 10:15 - Reabilitacao de laringectomizados + estomaterapia
  • 12:00 - Avaliação em disfagia


Workshops: Estomaterapia e Reabilitação dos Laringectomizados: Dispositivos e Manipulação
A consulta de estomoterapia é realizada por uma enfermeira de estomoterapia com a capacidade de prever, organizar, prestar e avaliar cuidados de enfermagem ao actual ou futuro doente/utente ostomizado, de forma individualizada, tendo em conta os conhecimentos técnicos. Estes pacientes são auxiliados no pré ou pós-operatório, em internamento ou em ambulatório, com a finalidade de lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida, tendo em conta a sua globalidade física, psíquica e social.
Neste workshop será assim explicado o papel destes profissionais, que respondem a necessidades do ostomizado e da família no que respeita a Informação específica, simples e pormenorizada; Adaptação à sua nova imagem corporal, através de uma participação activa no seu processo de doença; Educação para a saúde tendo em consideração o auto-cuidado e as actividades de vida diárias; Orientação para a selecção e uso racional do dispositivo e material acessório; Esclarecimento de procedimentos e acessibilidades para o usufruto dos direitos que tem pelo facto de ser ostomizado.
Serão também apresentados os dispositivos, utilizados para a reabilitação dos Laringectomizados, e a sua manipulação.
Todos estes aspectos são importantes para a nossa área clínica, uma vez que alguns destes pacientes serão alvo da nossa intervenção e será necessário conhecermos os aspectos relacionados com os mesmos, trabalhando com todos os profissionais envolvidos, para maximizar a nossa intervenção.


Workshop: PNF Facial (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva)
     Também conhecido como o método Kabat, tem como objectivo promover e acelerar as respostas dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores, com o objectivo de reduzir os défices causados por esta patologia. Deste modo, neste workshop serão abordadas, de um modo geral, as questões teórias relacionadas com as técnicas utilizadas neste método de tratamento manual, bem como a importância e adequação da sua aplicação no paciente com cancro. A parte teórica será depois procedida por uma parte prática, onde serão aprendidos os procedimentos básicos e feita a sua aplicação prática.



Workshop: Avaliação em Disfagia
Este workshop pretende dotar os participantes de conhecimentos para a optimização da avaliação e recolha de dados no âmbito da Deglutição e Disfagias. Pretende-se dar a conhecer um sistema de registo electrónico dos dados obtidos nas sessões iniciais de anamnese e avaliação, a implementar futuramente, resultante de uma Tese de Mestrado concluída recentemente. Assim, o objectivo do workshop passa, para além do enriquecimento pessoal e profissional, pela sensibilização dos profissionais de saúde para as mais-valias da utilização de um sistema electrónico que permita a uniformização dos protocolos utilizados na prática profissional, bem como a partilha de dados entre todos.