Programa Fisioterapia

16 Abril 2011 

16h30 – 18h30       Áreas Emergentes em Fisioterapia
Horário
 Programa
 Oradores (a confirmar)
16h30
Cancro no Séc. XXI
Moderador: Doutor Rui Costa (Docente ESSUA)
16h35 – 16h50
Novas perspectivas: cronicidade

16h50 - 17h05
O tratamento: integração da nova imagem corporal

17h05 - 17h15
 Questões/Discussão

17h15
Intervenção específica da Fisioterapia
Moderador: Doutora Alda Marques (Docente ESSUA)
17h15 – 17h35
Intervenção em músculo-esquelética

17h35 - 17h55
Intervenção em neurologia

17h55 - 18h15
Intervenção em cardio-respiratória e pediatria
Dr. Alexandre Silva (Fisioterapeuta Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga)
8h15 - 18h25
 Questões/Discussão

18h25 - 18h30
Encerramento das prelecções


Workshops (Dia 17):
  • Pnf-Chi® ... ao encontro do seu equilíbrio(8:45-10:00)
  • Bandas Neuromusculares (8:45-10:00) 
  • Terapia de Bowen (10:10-11:30)
  • Drenagem Linfática Manual (11:45-13:00)
  • Electroestimulação intramuscular (11:45-13:00)
Graças aos avanços da medicina, à aposta na prevenção e no rastreio, no último século a taxa de mortalidade da doença oncológica tem diminuído e o cancro tem deixado de ser encarado como uma doença mortal, tendo vindo a ser encarado como uma doença cada vez mais crónica. Os doentes com cancro podem agora usufruir de melhores cuidados de saúde e ver o seu tempo de vida prolongado. Este facto levanta, no entanto, algumas questões.
A cronicidade:
Alguns dos doentes entram em remissão, e passam a ter que viver com a sua doença “escondida”. Qual o papel do fisioterapeuta em doentes em fase de remissão?
Noutros doentes isso não acontece, e passa a ser tarefa dos profissionais de saúde garantir a sua qualidade de vida, apesar do estádio da sua doença. Ultimamente tem-se vindo a apostar nos cuidados paliativos, e no conforto do utente em estado terminal. Qual é exactamente o papel do fisioterapeuta neste tipo de cuidados?
Estas serão duas das questões abordadas pelos prelectores deste II Congresso Anual de Saúde.

A imagem corporal:
Os doentes passam muitas vezes a ter que lidar com uma nova imagem corporal. Consequentemente os profissionais de saúde devem conseguir lidar com estas alterações e dar o apoio necessário ao seu paciente. Assim pretende-se que durante este congresso sejam abordados os tipos de alterações morfológicas associadas à patologia/tratamento, e as implicações que estas alterações têm no tratamento de fisioterapia. Será ainda abordada a actuação do fisioterapeuta no sentido de auxiliar o paciente a reconstruir a sua imagem, incluindo o reencaminhamento para profissionais especializados.
A intervenção específica:
Pretende-se ainda que sejam abordadas durante este congresso a intervenção em áreas específicas, nomeadamente, na músculo-esquelética, na neurologia, na respiratória e pediatria. Cada uma destas áreas possui técnicas próprias de avaliação e tratamento. A aplicação destas técnicas especificamente em doentes oncológicos será possivelmente um dos temas mais importantes e mais interessantes para os fisioterapeutas que pretendam marcar presença neste II Congresso Anual de Saúde da Universidade de Aveiro.